Manneken Pis

Com uma lenda nebulosa e dimensões que lhe fazem passar despercebido para a maioria dos turistas, o Manneken Pis se converteu no símbolo de Bruxelas.

Criado em 1388, o Manneken Pis é um dos símbolos mais representativos e queridos de Bruxelas. O Manneken Pis é uma estátua de cerca de 50 centímetros que representa um menino pelado urinando na pia de uma fonte. Está localizada na parte antiga da capital belga, entre as ruas L’Etuve e Chene, perto da Grand Place.

Devido à importância da estátua, foram muitas as ocasiões em que diferentes exércitos tentaram roubá-la, até que um ex-presidiário conseguiu. Os habitantes de Bruxelas ficaram consternados, até que, em 1619, foi colocada uma cópia no mesmo lugar que se mantém até hoje em dia.

Lendas do Manneken Pis

Com o passar dos anos, foram criadas centenas de lendas sobre o Manneken Pis. Essas são as mais conhecidas: 

  • O menino da estátua teria apagado dessa forma inusitada uma chama acesa, salvando assim a cidade de um incêndio.
  • Contam que, durante a batalha de Ransbeke, penduraram nos galhos de um carvalho o berço onde estava o filho de Godofredo de Lorena. Durante a batalha, o menino saiu do berço e o encontraram urinando em uma árvore. 
  • Segundo outra lenda, o filho de um nobre de Bruxelas saiu de uma procissão para urinar na parede da casa de uma bruxa, que, como maldição, o transformou em estátua. 

A roupa do Manneken Pis

Em 1698, um governador apresentou a primeira peça de roupa para o Manneken Pis, uma túnica que foi a primeira dos 650 trajes que os presidentes de governo foram presenteando ao visitar Bruxelas. No Musée de la Ville, localizado na Maison du Rei, se podem ver as roupas que formam o vestuário do pequeno herói, centenas de roupas regionais de tamanho reduzido, entre elas algumas curiosas, como a roupa de um toureiro ou a fantasia de Elvis.

Em algumas ocasiões ao longo do ano, a Prefeitura fantasia a estátua original.

O símbolo de Bruxelas

Junto com o chocolate, a cerveja, o Atomium ou a Grand Place, o pequeno Manneken Pis ocupa um dos principais postos representativos de Bruxelas. É uma das visitas mais importantes da cidade e uma foto que não pode faltar no álbum dos visitantes.

Muito perto da Grand Place, existe também uma versão feminina muito menos conhecida, a Jeanneke Pis.

Transporte

Metrô: Bourse e Gare Centrale, linhas 1 e 5.
Bonde: Anneessens, linhas 3, 4, 31, 32 e 33.
Ônibus: 29, 34, 47, 48, 60, 63, 65, 66, 71, 95 e 96.